Se fomos analisar a quantidades de frameworks, ferramentas, servidor de aplicação, etc, etc podemos afirmar que o que disse acima é mais pura verdade.
Para exemplificar melhor a dimensão do que estou dizendo vamos analisar a figura abaixo retirada do próprio site jboss.org
Vou explicar o que é para que serve cada uma dos nomes visualizados na figura acima.
É uma refactory do JMX Microkernel para suporte a deploy direto de POJOS e uso Standalone do Servidor de Aplicação
Funcionalidades:
- Todas as funcionalidades suporta pelo antigo JMX Microkernel
- Deploy direto de POJOS ( sem necessidade do Standard/XMBean or MBeanProxy )
- Suporte direto ao Injeção de Dependencia ( IOC dependency injection )
- Melhoras no gerenciamento do ciclo de vida das aplicações
- Mais controle sobre as dependências
Framework para manipulação, de modo simples, de Java bytecode. Utiliza progrmação orientada a aspectos, reflexão e invocação de métodos remotos.
Integração das camadas providas pela J2EE com a possibilidade de customização para vários projetos JEMS inclusive o Servidor de Aplicação JBOSS
Single Sign On (SSO) serviço de autenticação de usuários centralizado podendo ser usados por n aplicações de uma mesma corporação ou de aplicações de corporações diferentes.
Simples API que prove acesso remoto a componentes publicados no servidor de aplicação.
Framework para chacheamento de objetos Java provendo assim mais performace nas aplicações Java.
API implementada pelo JBOSS para serialização de Objetos Java possui mais recursos que o mecanismo de serialização oferecido pelo Java.
Serviço de mensageria do JBOSS o qual oferece muito mais recursos que a especificação JMS da JEE.
Implementa a especificação EJB3 da JEE com algumas funcionalidades e facilidades a mais.
Mecanismo de geranciamento de transações implementado pelo JBOSS o qual segue a especificação JEE.
Mecanismo implementado pelo servidor de aplicação JBOSS para o gerenciamento de extensões da tecnologia JAVA, gerenciamento de MBeans, suporte a funcionalidades avançadas como segurança, transações, federações de MBeas e situações de falhas.
Servidor/Container web do JBOSS tem como base o Container Toncat da Apache.
- JNDI
- JCA
Protocolo de acesso remoto a serviços publicados no servidor de aplicação via CORBA, RMI/IIOP ( RMI para acesso via Internet )
Poderoso framework que venho para contemplar o padrão web beans ou web 2.0. Integra tecnologias como JavaScript, JSF, EJB3, Java Portlets e Busines Process Management BPM. Tenho alguns posts já escritos sobre este framework e estarei escrevendo outros neste blog.
Framework de persitencia Objeto/Relacional e serviços de queres. Para quem conhece sabe que desenvolver uma aplicação comercial em Java sem usá-lo é dar um tiro no pé.
Ferramenta para criação e gerenciameto de Grupos, tento como funcionalidades envio de mensagens muticast .
Framework JSF que possui integração com AJAX e pussui diversos componentes de alta complexidade implementados, dando assim mais produtividade e qualidade no desenvolvimento das aplicações web.
Limpo, simples e poderoso framework de componentes JSF. Um novo framework JSF implementado pela JBOSS, não explorei muito, ainda, este cara.
Além destes descritos acima temos outros não menos importantes mais que não irei detalhar neste post. Para informações completas acesse jboss.org
Como vimos JBOSS tem uma completa plataforma de desenvolvimento a qual esta na altura de Oracle, Sun, IBM.
Bom por hoje era isso, voltaremos!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário