Olá pessoal, bom nos 07 e 08 de maio participei do evento organizado pela comunidade JBoss do Brasil, como apoio da RedHat e outras empresas do mundo Java no Brasil. Vou resumir o conteúdo abordado no evento separando pelos dias e temas abordados.
Sexta-feira a Tarde:
Na sexta foi o dia dos workshops eu participei de dois deles que são:
Social Networking by Phone - Utilizando SeamTelcoFramework, este workshop mostrou o que pode ser feito hoje em VOIP usando o framework SeamTelcoFramework, mostrou as facilidades com que desenvolvedores Java podem entrar neste mercado de telecom com o uso deste framework. A possibilidade de construirmos centrais telefônicas sobre IP que podem fazer ligações tanto para telefone comuns como para "telefones voip", integração com skype e outros protocolos voip que já existem no mercado.
Fundamentos do Drools Platform, este workshop veio apresentar na prática aplicações usando a engine de regras da JBoss, quais as possibilidades e facilidades no uso de uma engine de regras, desacoplando as regras de negócio das aplicações, dando a possibilidade de analistas de negócio atualizarem as regras sem a necessidade de interversão de programadores e atualização das aplicações a cada mudança de uma regra. Além da engine de regras o Drools hoje possui uma engine de worlflow e tende a ser a solução completa e padrão da JBoss para processos, workflow e engine de regras integrado em um só produto.
No sábado foi o dia das palestras onde foi apresentado as novidades do SEAM, JBoss 6, JBoss BRMS, Plataforma de portais GateIn, Integração de dados com o MetaMetrix, gerenciamento de ambientes JBoss como JON e o Projeto XSEAM.
Sobre o JBOSS SEAM nem vou escrever muito pois o mesmo já é um framework conceituado e que acabou servindo de base para a especificação Web Beans e é amplamente usado nos projetos de aplicações web.
Novidades no Jboss 6, bom o Jboss 6 vai trazer, ainda que não completo, o suporte a OSGI através de um profile especial para isso, vai vir com o HornetQ como provedor de JMS e não mais JBoss Messaging, também irá substituir o JBoss Cache pelo framework Infinispan, além destas novidades o meso terá um ótimo incremento em performasse em comparação ao Jboss 5 em virtude de otimizações realizadas no Jboss Microcontainer e pelos uso de frameworks mais performáticos como os que sitei a pouco provendo os serviços do servidor de aplicação de forma mais rápida.
JBoss BRMS este sim é uma das melhores e mais interessantes ferramentas da JBoss hoje, o JBoss BRMS possui uma engine de regras( DROOLS), engine de workflow (DroolsFlow) e uma interface de programação e gerenciamento no formato web onde podemos escrever, publicar, versionar, testar regras de negócio sem a necessidade de uso de uma IDE de programação e dependendo da situação sem interversão da equipe técnica, ou seja os próprios analistas de negócio escrevem e atualizam as regras que por sua vez são usadas nas aplicações. Além disso o JBoss BRMS é uma ferramenta muito interessante para aplicações da área financeira onde as regras de negócio mudam constantemente e com rapidez além o JBoss BRMS nos dar a possibilidade de colocar "inteligencia artificial" nas nossas regras podendo ter tomadas de decisões baseadas em fatos.
A plataforma de Portais da JBoss esta mudando a antiga engine de portais JBoss Portal esta sendo substituída pela plataforma GateIn, esta plataforma foi adquirida pela RedHat da ExoPlatform e vem suprir as necessidades de web 2.0, rede sociais que o Jboss Portal não tinha. Além disso agora podemos desenvolver os Portlets em JSF usando SEAM, e ainda podemos desenvolver no padrão GadGats, o GateIn é mais uma novidade muito interessante da JBoss.
MetaMetrix este produto da JBoss também é muito interessante e vem para atender uma necessidade muito comum nas empresas, integrar informações que estão em múltiplas base de dados e em formatos diferentes e fornecedores diferentes, como ele conseguimos criar um "banco virtual" onde modelamos nossas "tabelas virtuais" e indicamos para o MetaMetrix em quais fontes de dados cada coluna destas tabelas virtuais os dados realmente estão. O que é mais interessante desta solução é que manipulamos dos dados do "banco virtual" usando SQL através de um driver JDBC como se estivéssemos acessando uma banco relacional comum como Postgres ou Oracle e podemos fazer inclusões e alterações de dados não só consultas como a maiorias das soluções de BI e Data Were Haus existentes. Podemos ainda manipular os dados do banco virtual via WebServices dando assim a possibilidade de uso de outras linguagens que não o Java.
O JON é a ferramenta centralizadora para gerenciamento e monitoramento do parque JBoss de uma organização com ele conseguimos fazer deploy de aplicações em vários servidores ao mesmo tempo, atualizar bibliotecas em um conjunto de servidores, fazer correções de segurança, além monitorarmos nossas aplicações, e recursos dos servidores de aplicação, podemos monitorar a plataforma SOA da JBoss, além disso como ele é baseado em plugins temos a possibilidade de desenvolvermos plugins para monitorarmos regras de negócio especificas de nossas aplicações, comportamentos peculiares das nossas aplicações.
O projeto XSeam achei interessante pois ele usa o SEAM, JSF, hibernate e hibernate validator para automaticamente aplicar as mensagens de validação de formulários ao lado dos campos sem a necessidade do programador escrever nenhum código para isso, este tipo de funcionalidade parece ser algo trivial em aplicações mas hoje em JSF o programador precisa ficar se preocupando com isso e perdendo tempo com estas funcionalidade o que o XSeam traz, a automatização disso traz mais agilidade nos desenvolvimento de aplicações web.
Bom em resumo são estas as principais tecnologias apresentadas no evento, o mesmo estava muito bom e pelo que os organizadores falaram no ano que vem ele vai ser em março, vai ser maior e estará aberto a seleção de palestras, então empresas e pessoas poderão submeter seus cases e se os mesmo forem selecionados irão apresenta-los no evento.
Abs
quinta-feira, 20 de maio de 2010
quarta-feira, 10 de março de 2010
Vagas de Trabalho URGENTE
Oportunidades de trabalho em: http://desenvolvimento.lm2.com.br/confluence/display/JBOSS/Oportunidades
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)